Microsoft office per tablet android https://pilloleitalia.net/ tassi di ipoteca rifinanziare wells fargo
 

pilloleitalia.net più alta qualità pillole

365 LPs

06/03/2020

365 LPs Ep 06 Transa - Philips: 1972

Por Paulo Henrique de Moura
 
Embora tenha álbuns mais impactantes antes, sobretudo o seu primeiro solo, o LP tropicalista de 68, o coletivo Panis et circenses, também de 68, e o Álbum branco, de 1969 (este um pouco menos), Transa, o disco que Caetano Veloso gravou em Londres, com Macalé na produção, e tocando violão em algumas faixas (com a jovem Ângela Rô Rô na gaita em outra), foi o disco realmente bem-sucedido tecnicamente,  de crítica e público e um dos melhores que Caetano fez até hoje.
 
 
 
 
 
Uma série de colagens, cinematográficas, cortes surpreendentes, mistura de idiomas, o moderno e o arcaico. MPB e rock and roll, jovem e velha guarda: Luiz Gonzaga, Zé do Norte, Beatles, reggae (Nine out of ten, o primeiro reggae de um brasileiro, e dos primeiros de um não jamaicano). Transa é a prova de que a massa adora um biscoito fino, desde que lhe seja servido.  It’s a long way foi uma das canções mais cantadas de 1972. E não é fácil, mistura inglês com Zé do Norte (“Os olhos da cobra verde, hoje foi que arreparei”…), e Luiz Gonzaga (“Eu agradeço, a todo povo brasileiro”, de A hora do Adeus, de Onildo Almeida e Luiz Queiroga). Com o projeto gráfico do baiano Álvaro Guimarães, a capa se se torna um prisma que se podia colocar de pé.
 
Foi o que menos se gostou do álbum, porque se capa conseguia ficar de pé, era uma efêmera obra de arte: as peças de papelão logo se desprendiam e inutilizavam a capa. As que sobraram viraram item de colecionador.
 
Sobre o álbum, Caetano declarou em uma entrevista ao Jornal do Brasil: "Chamei os amigos para gravar em Londres. Os arranjos são de Jards Macalé, Tutti Moreno, Moacyr Albuquerque e Áureo de Sousa. Não saíram na ficha técnica e eu tive a maior briga com meu amigo que fez a capa. Como é que bota essa bobagem de dobra e desdobra, parece que vai fazer um abajur com a capa, e não bota a ficha técnica? Era importantíssimo. Era um trabalho orgânico, espontâneo, e meu primeiro disco de grupo, gravado quase como um show ao vivo".
 
 

Assista aqui:

 
 
 
 
Ouça aqui:
 
 
 
 
 
 


blog comments powered by Disqus


2020

Janeiro
Fevereiro
Março
Abril
Maio
Junho

2018

Abril
Julho

2016

Janeiro
Fevereiro
Março
Abril
Maio
Julho
Setembro
Novembro

2015

Janeiro
Fevereiro
Março
Abril
Maio
Junho
Julho
Outubro
Novembro
Dezembro

2014

Janeiro
Fevereiro
Março
Abril
Maio
Junho
Julho
Agosto
Setembro
Outubro
Dezembro





Política de Privacidade | Sobre | Anuncie | Contato | Copyright © 2020 culture-se - Todos os Direitos Reservados.