Microsoft office per tablet android https://pilloleitalia.net/ tassi di ipoteca rifinanziare wells fargo
 

pilloleitalia.net più alta qualità pillole

365 LPs

07/02/2020 16:01:42

365 Lps Ep 03 - O Poeta do Povo - DOL: 2017/Philips: 1965

Por Paulo Henrique de Moura

Aclamado, o disco foi consequência direta do estrondoso sucesso que consagrou o espetáculo Opinião. Idealizado na boemia do Zicartola (o antológico bar do não menos genial Cartola, e Dona Zica) por um rol de notáveis que incluía Zé Keti, Nara Leão, os dramaturgos Paulo Pontes, Armando Costa e Vianinha (autores do roteiro) e o diretor Augusto Boal, Opinião debutou em 11 de dezembro de 1964, encabeçado por João, Zé Kéti e Nara Leão, no teatro de arena do Shopping Copacabana (uma curiosidade irônica, a despeito da veia subversiva de Opinião, ambos espaços pertenciam ao senador Arnon Afonso de Farias Mello, golpista na guinada militar de 1964 e pai do ex-presidente Fernando Collor de Mello).

 

 

Lançado em 1965, a despeito de seu valor irretocável, O Poeta do Povo carrega o paradoxo de ter sido o único álbum solo de João do Vale. Na contracapa do LP, apesar de ele estampar o logo da Philips, fica clara a escassez usual do período, no tocante a informações sobre o registro. Em meio às fotos PB e a tipografia inconfundível do mestre Ziraldo, todo o resto se resume a uma breve apresentação, escrita de próprio punho pelo artista, além da lista com as 12 faixas compiladas em cada um dos lados do disco.

O álbum traz canções representativas do lirismo combativo e da genialidade intuitiva de João do Vale. Estão em O Poeta do Povo, composições da dimensão de A Voz do Povo, Peba na Pimenta, Minha História, Pisa na Fulô, Fogo no Paraná, Pra Mim, Não (“dizem que acabou a escravidão / pra mim não!”) e Carcará – esta última, como sabemos, foi transformada em hino contra o terror da ditadura pelo jovem público do show Opinião, sobretudo depois que, debilitada, Nara Leão deu lugar a Maria Bethânia, que imprimiu à Carcará sua mais enfática versão.

 

Assista aqui:

 

 

Ouça aqui:

 

 

 
 

#lp #disco #vinil #vynil #mpb #joaodovale #opoetadopovo #naraleao #zeketi #mariabethania #opiniao #musicadeprotesto #ditadura #Philips #carcara #companhiabrasileiradediscos

 

 


blog comments powered by Disqus


2020

Janeiro
Fevereiro
Março
Abril
Maio
Junho

2018

Abril
Julho

2016

Janeiro
Fevereiro
Março
Abril
Maio
Julho
Setembro
Novembro

2015

Janeiro
Fevereiro
Março
Abril
Maio
Junho
Julho
Outubro
Novembro
Dezembro

2014

Janeiro
Fevereiro
Março
Abril
Maio
Junho
Julho
Agosto
Setembro
Outubro
Dezembro





Política de Privacidade | Sobre | Anuncie | Contato | Copyright © 2020 culture-se - Todos os Direitos Reservados.